quarta-feira, 6 de abril de 2011

BD - meus "rabiscos" I

Desenho rápido, realizado com uma esferográfica (enquanto esperava por alguém ou, simplesmente, porque  me apeteceu!...) que foi pintado para este Blg. Coisa que desgosto - sou "preguiçoso" à pintura... 


"Não me recordo se foi a Banda Desenhada que me fez interessar pelo desenho ou se foi o desenho que me atraiu para a BD..."

Agora vou falar um pouco de mim e dar a conhecer a minha arte que a net permite divulgar com facilidade. ...E também faz bem ao ego!...

Desde muito pequeno, elogiaram o meu “bom jeitopara o desenho que nunca entendi “o porquê” até à entrada na Escola Primária, quando os críticos passaram a ser os colegas de classe e a professora, a entidade avaliadora. Como todas as crianças pequenas, um dos passatempos mais divertidos era o desenho e a pintura em que os destaques estavam nos meus riscos certinhos, pormenores e perspectiva, talvez, graças à minha qualidade “pessoal” de bom observador (até no serviço militar se "aproveitaram" dessa situação, tendo indo parar às INFOP  do RAAA1 de Queluz - conicidência?...ou não?...).

Outro "sketch" rápido (este, sim, quando esperava por um colega de trabalho...) com influência da série "Donjon".


Até à saída no Secundário, desenhava só por satisfação pessoal em que o desenhar (extra-escolar) não passava de mais um passatempo sem qualquer objectivo a dar a esse desenho - nunca tive intenção (ou nunca me ocorreu...) seguir profissionalmente as Artes Gráficas (talvez por não ter alguém relacionado com as artes ou falta de informação e incentivo escolar para seguir essa área...) – basicamente, os únicos desenhos relacionados com a BD, eram ilustrações de heróis de BD, imitando o traço do autor, o mesmo que muitos jovens de hoje continuam a fazer com os seus Super-Heróis ou o “Mangá”, tendo agora disponível uma grande “máquina” de divulgação que é a Internet.
 Quando deixei a escola e me inseri no mundo do trabalho é que comecei a interessar-me pela realização de BD, tendo contribuído para esta minha opção o conhecimento de concursos de BD através dos fascículos da colecção “Jornal da BD”.



Antes deste, já tinha tentado criar ummodelo” para a minha preferência pela BD infantil / juvenil que resultou num trabalho que me deu uma grande surpresa, agradável, passados uns anos. Foi um trabalho com o qual concorri ao Concurso Nacional de BD (tema livre), de 1986, em que “gastei” os meus dias de férias na sua realização e o único de que tenho cópias. Foi umaexperiência” em que adaptei para BD, um conto do livro de histórias infantis, “O dragão Teobaldo e outras histórias”de Maria Alexandra Cóias (a história da BD é a do dragão) e como sempre, concorri pelo incentivo (existir concurso) e pelo prazer de a realizar, sem me preocupar com o destino desse trabalho, numa altura em que já tinha desistido de coleccionar o “Jornal da BD”. Essa história era para ser colorida, mas, o prazo curto da entrega não o permitiu o que resultou numa BD um pouco confusa, no desenho, pelos demasiados pormenores.
 




Cópia da versão original da adaptação para BD, da história “O dragão Teobaldo” e nova versão com algumas alterações com vista a "desanuviar" o desenho.


A grande surpresa surge quando, nos finais da década de 90, adquiro todos os volumes da colecção “Jornal da BD”e, no volume nº32 (1987), deparo com a publicação desta minha história em dois fascículos (251 e 255) – facto, totalmente, fora do meu conhecimento!

Esta será a versão final que estou a realizar e que irei editar neste Blogue, o mais brevemente possível.

Sem comentários: