quinta-feira, 10 de março de 2011

JORNAL da BD II - Suplemento BD

  Com o fascículo nº31 (4ª série), surge o Suplemento BD com a coordenação de uma dos maiores divulgadores de BD em Portugal - Geraldes Lino*. Inserido no verso de uma das capas dos fascículos e a P/B, tinha uma secção para o correio dos leitores ( dirigida ao Clube Português de Banda Desenhada - CPBD ) e notícias sobre o mundo da BD, em Portugal e no estrangeiro. Há que destacar que também, neste suplemento, eram  anunciados os regulamentos para a participação de Concursos de BD (anos 80, séc.XX).
* http://divulgandobd.blogspot.com/
  http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/


  No fascículo nº219 da 28ª série, nas páginas centrais (no meio da história "Os azuis na lama" ) surge um novo suplemento com quatro páginas (P/B): BD Jovem. Apoiado pelo Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (F.A.O.J. - delegação de Lisboa) e a Casa de Cultura da Juventude de Lisboa (CCJL) e com a colaboração do CPBD, publica algumas da histórias premiadas do 3º e  4º Concurso Nacional de BD. Infelizmente, as histórias a cores, premiadas nesses concursos, não têm espaço neste suplemento a Preto / Branco... Também os leitores participam ( para além do correio) com a sua arte para edição dos seus melhores desenhos e tiras de BD.
 Com o suplemento nº8 ( fasc. 247, 31ª série) e por indicação da F.A.O.J. / C.C.J.L, o seu nome passa para BD Juventude.



As histórias do 3º e do 4º Concurso Nacional de BD, editadas nos suplementos BD Jovem e BD Juventude :

  













"O Tesouro dos Nazis" de Rui M. Z. Cardoso (RUCA), premiado com o 2º lugar (escalão B) do Concurso Nacional de BD (1985) . História em dez páginas, editada nos suplementos BD Jovem nº1 (fasc.219) e nº2 (fasc.223). Imagem corresponde à página 7 da história.
A segunda imagem é da história "As trapalhadas de Gatilho e Sargento Culatra" de João M. C. da Silva e desenho de Luís M. A. de Castro que teve uma Menção Honrosa (escalão C). História (sete páginas) editada nos suplementos nº3 e 4 da 29ª série (fasc. 227 e 231). 



  















História "Dr. Mábuza: Mábuza é mau!!" de António J. L. da Silva (Ajota) que obteve o terceiro lugar do escalão C. Em quatro páginas, foi editada no suplemento BD Jovem nº4 do fascículo nº231 da 29ª série.
""Barraca" na praia", história em cinco páginas de Miguel Alves que obteve o primeiro prémio do Grupo B. Está publicada no suplemento nº5, fascículo 235 da 30ª série.


  















História ( fasc.239 da 30ª série ), sem título, de António J. de A. Gonçalves que recebeu uma Menção Honrosa (Grupo C).
História "Volta ao Mundo em cento e doze dias" (fasc.243, 31ª série) do vencedor do Grupo C do 3º Concurso Nacional de BD - Luis F. A. C. Quaresma.


  















 História (cinco páginas) "Urbano Fobia" de José T. Rodrigues e de Pedro Castro. Editada no suplemento nº8 (fascículo 247 da 31ª série), corresponde ao 4º Concurso Nacional de BD (1986) como está anunciado no número anterior deste suplemento - a sua classificação, deste concurso, não é mencionada.
 A imagem seguinte é de uma BD da minha autoria (Tó Zé) com que participei no 4º Concurso Nacional de BD. A história, premiada com uma Menção Honrosa (não tem título porque esqueci-me de o mencionar... - "O Dragão" ), é uma adaptação de um conto de Maria Alexandra Cóias editado no livro infantil "O dragão Teobaldo e outras histórias". Esta minha BD , está editada no suplemento nº9 e nº10 (10 páginas) nos fascículos 251 e 255 da 32ª série da colecção Jornal da BD. 
Após algumas "melhorias" da legendagem e espaço dos quadradinho, irei editar, neste blogue, essa história completa.


 















 História "Ted Sponja" de Carlos Martins e arte de Nuno Saraiva. Premiados com o 1º prémio do Escalão B do 4º Concurso Nacinal de BD. Editada no fascículo 259, suplemento nº11.
 História "Assim não dá, po''a!" de José A. D. Santos. Editada no 12º e último suplemento da colecção, fascículo 263 ( 33ª série), não há qualquer outra referência a essa história (é do 4º Concurso(?), premiado(?)...).


Pequenas notas:
- Em todas as séries (33) desta colecção, a numeração das páginas é descontinuada duma série para a seguinte série - cada série, começa na página nº1.
 - No fascículo nº73, o ano da edição está errado: 2983.
 - No fascículo nº 95, a história "Os Lusíadas" é apresentada numa só página de BD em que também se anuncia, na próxima série, a continuação com os Cantos 6, 7 e 8 desta obra.
 - No fascículo nº114, a página 42 da história  "Férias sem história" indica o fim da mesma -  está errado porque ela continua na página 69 do seguinte fascículo (115).
 - Na 18º série da colecção, os fascículos ganham uma ligeira alteração gráfica na capa e no seu interior. No interior, os nomes dos autores e os números das páginas estão inseridos em pequenos quadrados de duas cores (azul e vermelho) que são salteados de história para história.

- No fascículo nº137 (18ª série) e na página nº19, é mencionado o aniversário dos 10 Anos da Metal Hurlant e como homenagem, editada a saga de ARTACH que foi publicada no nº1 da M.H.. É curioso que no desenrolhar da história  desta obra, o seu nome vai sofrendo ligeiras alterações...- Artach, Harzak, Arzak, Harzakc...


  - No fascículo nº175 (22ª série) e na página 259, surge uma pequena BD publicitária (UCAL), sem título, da autoria de José Ruy. Os personagens, desta história publicitária (uma página), reaparecem  na 23ª série, em três novas aventuras. Duas com o título "Clique e Flash, repórteres" (págs. 75 e 156) que posteriormente, surgem com os títulos  "Clique e Flash na ilha misteriosa"  e "Clique e Flash vão ao circo". A última aventura, desta dupla, tem o título "Clique e Flash no Vulcão" (pág. 225).


  











- Na 25ª série e página nº81, surge outra BD publicitária, de José Ruy, representando a casa comercial "O BALÃO" - "Uma viagem ao País do Balão".
 - O fascículo nº256 está com a data do número anterior – deveria ser 07/07/1987.


 

Sem comentários: