sábado, 26 de maio de 2012

THORGAL.II


THORGAL
ARGIRSSON
de Rosinski e Van Hame


A continuação desta saga a Preto e Branco, começa logo com um dos seus melhores trabalhos com espectaculares imagens da história "O Drakkar perdido"... E para ajudar a realçar  a arte de Rosinski, esta aventura foi editada em "tamanho quase álbum" (205X285) pela "Mundo de Aventuras", no nº504 (1983).

É nesta curta história que um bebé "enviado pelos Deuses..." é recolhido e adoptado pelo chefe Viking, Leif que lhe dá o nome de THORGAL ARGIRSSON.
O modo como este bebé veio ao encontro dos homens do Norte é um dos motivos dos que criticam que esta série tem "fantasia a mais", incluindo...ficção-cientifica






Duas imagens de "O Drakkar perdido". Tempestade fabulosa...






 ...E é mesmo uma "nave espacial" numa história de Thorgal!... Em "O Talismã" editada pela "Mundo de Aventuras" no nº529 em 1984.
Nesta aventura, Thorgal (menino) irá conhecer a história dos seus pais contada por um Deus: seus pais são descendentes de habitantes da Terra que após uma calamidade (aposto na Atlantida... pelos símbolos que ostentam) , abandonaram o planeta. O retorno à Terra não é pacifico em que uns defendem um regresso pacifico de convivência com os  terrestres, outros pensam em reconquista da Terra, e subjugação da população.
Este Deus está interessado pelo disco que o pequeno Torgal tem como talismã e revelador da sua origem especial que inclui alguns poderes extra-sensoriais...
Pensando no bem de Thorgal e evitar os mesmos erros do seu pai e seguidores, este Deus quer apagar da sua memória qualquer relação com o "povo das estrelas"
Uma nota final: este Deus é o avó de Thorgal, Xargos...


Duas pranchas da mesma história para verificarmos como uma escolha de cores estraga os belos traços pormenorizados dum belo desenho...

Página a P/B da "Mundo de Aventuras" e borr... pintada do álbum da parceria Asa/Público, "THORGAL", da colecção Grandes Autores de Banda Desenhada (2008).  





Nesta história, "Para além das sombras" , Thorgal após perder (em "A Galera Negra") a sua amada, Aaricia, é um homem abatido sem interesse pela vida, sendo tratado como um vagabundo
Tem sido acompanhado pela jovem Shaniah (A Galera Negra) que o tem ajudado a sobreviver e que terá uma participação fundamental nesta aventura em que a mitologia, fantasia e a ficção-científica estão presentes.
Outro personagem que entrou em "A Galera Negra" e que provocou, indirectamente, toda a desgraça nessa história, é o prisioneiro que roubou o cavalo a Shaniah e originou a falsa acusação a Thorgal, de o ter ajudado na fuga. Chama-se Galathorn e tem uma notícia que reanimará imediatamente Torghal:a sua esposa, Aaricia, está viva...


Esta saga da "Mundo de Aventuras" de Thorgal a "preto e branco" não podia acabar de melhor maneira com uma das melhores, fantásticas, histórias com uma arte de belos efeitos desenhada pela pena de Rosinski!






OUTRAS EDIÇÕES DA SAGA DE THORGAL, mas, A CORES.



As capas das quatro revistas da "TINTIN" portuguesa com a história "A Feiticeira Traída".
Esta aventura de Thorgal está nos fascículos nª1301 (13ºano, fascículo nº01), 1302, 1303 e 1304 - editadas em 1980.





Estas quatro, correspondem às edições que contem a história "A Ilha dos Mares Gelados". Também editadas em 1980, são as capas dos fascículos 1321, 1322, 1323 e 1324.
                            


O viking Thorgal de volta ao "TINTIN" português com a aventura "Quase o Paraíso...". Foi editada em 1982, nos fascículos 1503, 1504 e 1505.














Três capas da colecção "Selecções BD" com várias aventuras da saga de "Thorgal". A página corresponde à história "As Lágrimas de Tjahzi" que considero como a tendo "a melhor coloração" de toda a série. Nesta edição, a qualidade da impressão e o tipo de papel ajudam na vivacidade das cores, ao contrário da mais recente, editada pela Asa/Público, no álbum nº1 (Aaricia) em que as cores se tornaram, ligeiramente, embaciadas...



A história "As Lágrimas de Tjahzi" foi editada na revista nº6, 2ª série (1999), da "Selecções BD".Na nº12, foi editada a história "A Montanha de Odin" que inclui uma introdução "O viking que veio das estrelas" de João Miguel Lameiras.
Em 2000, no nº26 desta colecção de BD, é publicada a história "Thorgal: primeiras neves"



Inserida na "Colecção Grandes Autores de Banda Desenhada" (2008), da parceria Asa/Público, foram editados dois álbuns em um (nº1): 
 - "O Filho das Estrelas" ( inclui as histórias "O Drakkar perdido" , "O metal que não existia" e "O Talismã") e "Alinoe".


MAIS OUTRAS EDIÇÕES:
"A Feiticeira Traída", Bertrand 1983
"A Ilha dos Mares Gelados", Futura 1988
"Os três velho do País de Aran", Futura 1989
"Alinoe", Asa 2003
"Os arqueiros", Asa 2005
"O país QÃ", Asa 2006


Mais sobre Thorgal:
















                                                                                                              



















































2 comentários:

Nuno Amado disse...

Concordo contigo até certo ponto na situação da cor e do P/B. Como gostas mais de P/B o que eu irei dizer não alterará o teu gosto sobre a coloração ou não de Thorgal!
:D
Apenas digo que na realidade tens razão nos primeiros números em relação à cor. É completamente incipiente... mas a partir de determinada altura a cor torna-se boa e vai melhorando sempre.
Mas essa é apenas a minha opinião! Por vezes a cor "estraga" o trabalho do artista. É visível nos primeiros livros, eu também li o Thorgal no MA a P/B, e gostei! Mas lá está, são os primeiros livros. Depois disso gosto mais a cores!
:P

Abraço

ASantos disse...

Mal do homem se não evoluísse na coloração!... 8)
Estou com gana de conhecer a versão colorida da "Para além das sombras" uma das minhas preferidas histórias!
Tinha um conceito negativo desta série (tal que após anos, só agora li o Torgal na MA!...)e por "tua culpa" ;) passei a admirador...que até é estranho, porque não tenho "paciência" para séries "continuadas"!...
Mais uma vez, o meu agradecimento pelo teu trabalho de divulgação (positiva)da BD em Portugal.