sábado, 5 de fevereiro de 2011

Banda Desenhada da "escola franco-belga" II

Para a BD de modo mais realista, mas ainda com vincado estilo franco-belga, as histórias aos quadradinhos com temas ou em ambientes históricos são as que vão ao encontro dos meus interesses , destacando entre muitas: Cori, o grumete de Bob De Moor com os seus belos e pormenorizados desenhos da Armada espanhola que tentou invadir Inglaterra em A Invencível Armada”; o Os Passageiros do Vento de François Burgeon com a crueza da história relacionada com a prisão e vida na Marinha Inglesa no séc. XIII.

  Quadradinho da série "Cori, o grumete" que retrata a destruição da Armada espanhola. Esta imagem, corresponde à edição, em fascículos, da colecção Jornal da BD. Esta história "A Invencível Armada" (1978/80), está dividida em dois capítulos:
- "Os espiões da Rainha", editado nos fasciculos nº25 até ao nº32, do 4º volume
- "O Dragão dos Mares", nos fascículos nº33 até ao nº40
Esta colecção, Jornal da BD, é constituída por um total de 33 volumes com histórias de BD, essencialmnete, da "escola" franco-belga. Editado pela Sojornal, entre Abril de 1982 até Setembro de 1987 , em tipo de papel que é caracterizado pelo nome da colecção e que requer alguns pequenos cuidados de conservação - jornal... 
 A segunda imagem com o título "O Pontão" pertence à série "Os Passageiros do Vento" - esta série foi editada em português, pela primeira vez, na colecção Jornal da BD em 1983 - "A rapariga no tombadilho" no 9º volume, o "O Pontão" no 13º volume, "A feitoria de Judá" no 14º volume e o "A hora da serpente" no 16º volume, todos em 1984.
Esta capa é da edição completa da série, editada em 2009/10 com a parceria  Público / ASA.
Quadradinho de Estela (Senda ou Sillage) da edição espanhola do álbum "10. El retorno de las llamas".
 Outra das minhas preferências, nas histórias aos quadradinhos, está relacionada com a minha predilecção pela ficção científica (FC) que já estava bem cimentada através das HQ a P/B das revistas da “Mundo de Aventuras” e da “Agência Portuguesa de Revistas”. A memória mais antiga que tenho de uma série de ficção científica, a cores, é a de Dani Futuro”, dos espanhóis Carlos Giménez e Victor Mora, publicado na revista “Tintin”.
 Entre muitos outros títulos relacionados com a FC, destaco estes que ainda são recentes e dos quais fui e sou, “obrigado” a adquirir as edições em espanhol: Golden City de Nicolas Malfin e Estela”  de Philippe Buchet.

 Como já é hábito, as editoras portuguesas  continuam a não ter em conta o leitor da BD, desrespeitando-o quando lançam uma nova série que nunca passará do 1º volume (total de seis) e a outra (Senda) está atrasada , comparando-a com a edição espanhola! Esta será de certeza mais uma série que ficará, em português, a meio da colecção… Porque os interessados, devido ao exagerado atraso, já a compraram em francês, espanhol e, agora, também já em inglês com a entrada desta heroína no mercado americano (em Portugal, o Inglês talvez já seja a segunda língua de leitores de BD, graças aos “Comics”).
Capa do álbum "El retorno de las llamas" ("Sillage 10. Retour de flammes") editado pela NormaEditorial (ESP) em 2009. Esta história teve o Prémio Juvenil (2008) em Angoulême, donde Navis recorda uma parte da sua infãncia.














Quatro histórias de quatro álbuns de quatro edições de quatro países:
- álbum de Sillage (França) com um título estranho "'J,JV,..L/-", editado em 2002(?) pela Delcourt
http://www.chrisnat.net/bd/poukram/tome5.htm
- álbum de Estela (Espanha), "Naturaleza Humana " (Nature Humaine), editado pela NormaEditorial em 2006 - de realçar que esta história, recebeu o prémio "Melhor álbum juvenil" em Angoulême 2006

 











- álbum de Wake ( Estados Unidos), "Fire and Ash" (A feu et à cendres), editado pela NBM em 2000(?)   http://comixland.blogspot.com/2007_10_07_archive.html
álbum de Senda (Portugal), "A marca dos demónios" (Le signe des démons), editado pelaVitaminaBD em 2003.
A edição portuguesa desta guerreira, parou / terminou (?) no 5º álbum - é de louvar estas cinco edições em português em que é possível apreciar, pormenorizadamente, cada quadradinho (álbum 240X320).  Infelizmente, essa qualidade, juntamente com a "luxuosa" capa cartonada, tem custos que para o nosso "pequeno" mercado pode ser um desincentivo para a sua compra e consequente mau (?) sucesso... A verdade é que desde 2006, mais nenhum título de Senda, é publicado (mais uma obra incompleta que é norma em Portugal...) devido ao insucesso (?) ou desinteresse (?) da editora . Em contrapartida (em edições inferiores à portuguesa - álbuns brochados 222X295...), a Espanha já tem editados 11 títulos desta colecção (Estela), quase a par com a edição francesa (13º álbum em Setembro de 2010) que me possibilita acompanhar as histórias.





Sem comentários: