terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"O Falcão"... no feminino 4/6


AVENTURAS NO ANTIGO EGIPTO

 A revista juvenil “O Falcão”, editou três histórias relacionadas com o Antigo Egipto, tendo como protagonista uma figura feminina e uma dessas aventuras está incluída nas minhas favoritas de toda esta colecção (“O Falcão”, série II, 1960/1987). A Arte, destas duas histórias, é bastante razoável com alguns quadradinhos de grande beleza para umas edições que são conectadas como “feitas em série”…
Para quem é leitor e gosta, de ALIX, estas histórias são semelhantes no período Histórico,na intriga, na acção e… no “defensor dos mais fracos” que tem alguma parecença fisiológica com o personagem de Jacques Martin ( “Perseguição tenaz” ) – coincidência…



É esta, uma das minhas preferidas da "O Falcão" : "Perseguição tenaz" editada com os nº463 e 1052 (1969 e 1980)  - desconheço o seu título original.

" Egipto, ano de 1300 A.C. . O Faraó Unas agonizava. O seu único descendente era Shemarna, uma rapariga de doze anos, tímida e nervosa que temia a responsabilidade do trono. Mas, a despeito dos seus receios a realeza estava-lhe destinada."

 Infelizmente, Shemarna, ao ouvir uns comentários do Conselheiro Real, Parsu, sente que corre perigo de morte e resolve fugir...
Ankh-En-Heb é um cadete duma escola militar egípcia que ao atravessar um pântano para se juntar ao exército, resolve parar para caçar e saciar a sua fome. Por azar, o seu tiro de seta em vez de fazer cair um pato, abate um falcão que é considerado um sacrilégio mortal, sendo logo  perseguido pelos guardas reais. Durante essa fuga, acaba por salvar um pequeno rapaz de ser atacado por um crocodilo, abatendo esse animal... sagrado!
Ankh-En-Heb, acompanhado do rapazinho, resolve fugir para Elefantina aonde as leis são mais brandas. Até lá, a perseguição será implacável com a participação de Parsu…




    






Esta história, “A escrava de Cleópatra” foi editada em dois números pela “O Falcão” : 397 e 1003 (1968 e 1979). A primeira (?) edição original foi editada pela “Schoolgirl’s Picture Library” com o nº125 e o título “To Save Cleopatra” e reeditada pela “June and School Friends” com o nº398.  
  http://library.doeth.net/june/
http://www.ebay.co.uk/itm/Schoolgirls-Picture-Library-June-and-School-Friend-/290585383463

“Num dia do ano 45 A.C., eu, Chairmion, aia da alegre, bela e impulsiva princesa Cleópatra, estava com ela e outras das duas aias, iras, na tribuna do hipódromo de Alexandria para assistirmos aos treinos da grande corrida de carros que teria lugar em breve, durante as competições do Lotus Precioso. Cleópatra já tinha apresentado o seu carro para a corrida e escolhera um dos seus moços de estábulo, um jovem grego chamado Dorius, para o conduzir…”

Essa corrida correria bem se não surgisse em cena o meio-irmão de Cleópatra: Ptolomeu… De atitude arrogante, vai correr contra Cleópatra e faz um desafio em que o Faraó não discorda: quem ganhar fica com a Coroa do Egipto!
Charmain descobre que existe planos para sabotar a corrida de Cleópatra, mas, apesar de ser aia da princesa, o seu estatuto é de escrava e não será levada a sério… 





















Outra história com o mesmo "tema histórico", editada pela "O Falcão":
"A escrava...e Rainha", nº568 (1971)
"Schoolgirl's Picture Library": "Slave girl Queen"?, 256?



Próximo: CASEY





Sem comentários: